Na data mais importante para o segmento de flores e plantas ornamentais, aumenta a procura por flores cortadas, vasos floridos e plantas verdes para interiores. As vendas triplicam neste período e produtores estão preparados para atender a demanda
O Dia das Mães é a data mais importante para o setor florista – produtores, floriculturas, supermercados, decoradores e entidades de classe. As flores mexem com a emoção das pessoas e, para se comunicar com a mãe – um ser tão precioso – este é o melhor gesto. Apesar dos reflexos da crise econômica do País, toda a cadeia deste segmento se preparou positivamente para atender a procura por flores nesta data especial e aposta em um aumento de vendas de 15%, frente do cenário registrado em 2016.

E novidades para encantar as mães não faltarão. Existem muitos lançamentos de produtos que deixarão as mães e os ambientes mais felizes. Entre as rosas – as queridinhas dos brasileiros -, uma nova técnica de tingimento promete atrair todas as atenções. Através deste recurso para tingir plantar, o consumidor terá a disposição as rosas azuis e negras, e ainda compor um buquet de flores com gipsofilas coloridas (que naturalmente é produzida apenas na cor branca).

“O mercado florista estava carente de produtos inovadores, que chamassem a atenção do público. Os decoradores, por exemplo, terão um universo de oportunidades para alavancarem suas vendas nesta data festiva. Com um leque de opções em rosas, eles poderão criar diversos artigos para entregar aos seus clientes, sobretudo, quem trabalha de forma personalizada”, declarou o diretor de produtos da Rosas Reijers, Gustavo Vieira.

A Rosas Reijers é a maior produtora de rosas do País e afirma que as expectativas para o Dia das Mães vão além da quantidade de venda. “Nossa preocupação é atender as demandas desta época com produtos de alta qualidade e durabilidade. Durante todo o ano e para todas as data especiais, nossos olhos estão voltados para técnica de produção sustentável e, ainda, que traga inovação. O mercado é exigente e nós estamos atentos a essas exigências. Credibilidade e respeito ao consumidor são conceitos que a Rosas Reijers valoriza demais”, disse a engenheira agrônoma da empresa, Camila Reijers. Só nos supermercados, as vendas no Dia das Mães representam um aumento de 100% a 200%.

O consumo de flores tem se popularizado no Brasil, e isso devido aos indicadores socioeconômicos, melhorias no sistema distributivo e da expansão cultural. Agora, enxerga-se as flores como um produto conectado a qualidade de vida, bem-estar e reaproximação da natureza. Entretanto, este consumo percapto no País ainda é baixo quando comparado a Europa – 40% em ocasiões especiais, 20% como presentes e 40% para uso próprio. As duas capitais que mais consomem flores são São Paulo (45%) e Distrito Federal (42%)